Como tirar o melasma da pele do rosto?
O melasma aparece com o aumento da melanina, pigmento que define a cor da pele e evita os danos da radiação ultravioleta no DNA. De modo geral, a mancha é causada pela exposição sem proteção tanto ao sol quanto à luz visível – como as lâmpadas brancas ou as emitidas por telas de computador, celular e TVs.
As manchas amarronzadas podem aparecer na maçã do rosto, testa, no queixo e nas têmporas. Mas também podem surgir no pescoço, colo e braços.

Essa condição é mais frequente em mulheres, mas pode atingir homens. E tem relações com genética e fatores hormonais, como gravidez, uso de anticoncepcionais e terapias de reposição.
As emoções podem estar relacionadas ao surgimento do melasma. Isso porque os estados de tensão geram estresse oxidativo no organismo gerando radicais livres que favorecem a incidência das manchas.
O melasma é uma condição crônica, ou seja, não tem cura. Não existe um único tratamento para as manchas e sim a associação de procedimentos que resultam em uma pele mais uniforme.
✨ Clareadores de pele;
✨ Cremes à base de hidroquinona e outros ativos;
✨ Técnicas de microdermoabrasão (peelings);
✨ Laserterapia.Os tipos de tratamento para alterações pigmentares variam conforme o grau da mancha e a região em que se encontra. No consultório, podemos indicar fotoproteção, antioxidantes e medicações com resultados excelentes!
Quer saber mais sobre como tratar melasma? Entre em contato com a AK Dermatologia.