Depilação a laser: diferenças entre os tipos de lasers utilizados

A Depilação a Laser se popularizou em diferentes áreas do corpo por conta da alta procura para eliminação por tempo prolongado e quase definitiva dos pelos. No mercado atual, quatro tipos existentes desse procedimento estão entre os mais populares.

Cada um deles apresenta finalidades distintas e o comprimento da onda, que diferencia os tipos de laser, são recomendados para estilos de peles específicas, gerando resultados mais rápidos e satisfatórios dependendo do seu uso. Os resultados são observados logo após as primeiras sessões. Confira o artigo para saber mais!

Depilação a laser: diferenças entre os tipos de lasers utilizados

O que é Depilação a Laser?

A Depilação a Laser tem sido um dos métodos preferidos de quem busca a depilação duradoura. Hoje em dia existem diferentes tecnologias que utilizam o laser para a destruição dos pelos. O que as difere é o comprimento de onda do laser utilizado.

Através da emissão do laser na pele, uma certa quantidade de energia é emitida de maneira focada na região específica do tratamento. Essa grande energia dispensada é transformada em energia térmica e absorvida especificamente pelo cromóforo desejado, que nesse caso, é a melanina encontrada no pelo. Isso fará com que as estruturas dos centros germinativos do pelo sejam atingidas, impedindo seu crescimento.

Por ter um único comprimento de onda, a ação do laser é direcionada através de um mecanismo chamado fototermólise seletiva, isto é, somente o “alvo” é atingido, preservando as demais estruturas vizinhas.

Quais são os tipos de depilação a laser?

Laser Alexandrite

Uma tecnologia muito utilizada é o Alexandrite: ele possui eficiência maior em pessoas com pele bem clara, pelos claros e mais fininhos.

O funcionamento se dá através de disparos de laser que buscam a melanina presente e, com isso, geram um dano térmico no folículo, destruindo ou retardando sua capacidade de gerar um novo fio. De todos os tipos de laser presentes no mercado, o de Alexandrite conta com o menor comprimento de onda, com 755 nm. 

Entre as vantagens da utilização dessa tecnologia estão a capacidade de destruir o pelo sem danificar a pele ao redor; sistema de resfriamento na ponta que deixa a área a ser depilada gelada, proporcionando um procedimento mais confortável; boa e profunda penetração na derme; contribuição para o estímulo de colágeno na pele; e facilidade em uso em várias partes do corpo e rosto.

Light Sheer Duet

O laser Light-Sheer Duet age sobre a melanina (pigmento que confere cor aos pelos) e o calor gerado destrói gradativamente o bulbo e a haste do pelo. Isso faz com que sua espessura e quantidade diminuam progressivamente. São sugeridas cerca de cinco sessões, mas este número pode variar de acordo com o paciente.

O tratamento é satisfatório e duradouro, podendo ser necessárias sessões para manutenção semestral ou anualmente.

Em comparação com o Light-Sheer, o Light Sheer Duet possui duas ponteiras de tamanhos distintos e por isso é indicado tanto para áreas maiores (como as coxas) quanto para retoques. Por estas características, o Light Sheer Duet permite um tratamento mais rápido e confortável. 

A sensação de dor, na maioria dos casos, é considerada mínima, embora possa variar de paciente para paciente.

É indicado para todas as áreas do corpo. Peles negras recebem muito bem este tratamento.

ND-YAG

Por muito tempo, mitos de beleza cercavam mulheres negras: o fato de que não é possível fazer depilação a laser era um deles. O laser ND-YAG é a tecnologia indicada para atender peles negras: ele possui comprimento de onda (1064 nm).

Por esse diferencial, é utilizado para outras finalidades, como em tratamentos de manchas, varizes e cicatrizes e até remoção de tatuagens. O funcionamento deste laser na depilação ocorre por meio da atração pela hemoglobina, proporcionando resultados eficazes também em peles negras. O feixe de luz vai cauterizar o vaso sanguíneo responsável pela irrigação do folículo piloso, logo, danifica os pelos fazendo-os cair.

Entre as vantagens da utilização deste tipo de laser estão a segurança de sua aplicação na pele negra; menor efeito inflamatório, portanto, não produz queimadura térmica; alta capacidade de penetração na derme; aplicação em várias regiões do corpo e rosto; e auxílio no clareamento de manchas.

Luz Intensa Pulsada

A Luz Intensa Pulsada (LIP) é um procedimento que utiliza a emissão de feixes de luz, capazes de atingir camadas diferentes da pele. Durante o procedimento, os feixes de luz são transformados em calor. Assim, a incidência da luz enfraquece o folículo e elimina grande parte dos pelos do corpo. Os feixes aplicados sobre a pele são atraídos pela melanina do pelo. Por isso, quanto mais escuro o pelo e mais clara a pele, melhores são os resultados do tratamento. 

Cada sessão dura entre 30 e 40 minutos e alguns pacientes podem sentir certo desconforto, dependendo do seu nível de sensibilidade. Essa sensação dolorosa pode ser menor uma vez que é usado um gel resfriado além do sistema de resfriamento do aparelho. Não é indicada para peles negras. 

Quais são os cuidados antes e depois da sessão?

Não se expor ao sol na semana que antecede o procedimento; evite exposição solar e fontes de calor intenso, como banhos quentes e saunas, nas 48 horas que sucedem a sessão ou . Quando se expor, não se esqueça do protetor solar; use loções calmantes, como a de aloe vera, para ajudar na recuperação da pele e evite roupas muito apertadas logo após o procedimento.

Converse com seu dermatologista sobre as opções disponíveis antes de escolher qual tipo de laser utilizar. 

Entre os tratamentos estéticos disponíveis na AK Dermatologia – Clínica e Estética está a depilação a laser. Agende sua consulta. Esperamos por você!

Leia também:

Como prevenir o melasma?

Depilação a laser: quais os cuidados antes e depois?

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Contatos:

Rua Lorde Cockrane, 616 - Cj. 306 e 307 - Ipiranga - São Paulo/SP

Responsáveis Técnicas
Drª. Ana Maria Omena Brêda Arambasic
CRM 99746
Drª. Kelly C. Bulizani da Silva
CRM 83232