Depilação a laser: resultados permanentes ou temporários?

As mulheres sabem bem o que significa ter a tecnologia a seu favor para eliminar pelos indesejados do corpo, sem depender dos rituais periódicos com lâminas, ceras ou cremes depilatórios. Segurança, efetividade e longa duração são os benefícios oferecidos pela depilação a laser.

Esse procedimento consiste no uso de um equipamento que emite feixes de luz que são atraídos pela pigmentação (melanina) do folículo piloso. O objetivo é que o pelo enfraqueça até ser completamente destruído.

Mas afinal, você sabe se os resultados da depilação a laser são permanentes ou temporários? No texto a seguir vamos esclarecer as principais dúvidas sobre este método moderno e inovador de se livrar dos pelos. Vamos lá e boa leitura!

Depilação a laser: resultados permanentes ou temporários?

A depilação a laser é definitiva?

Durante a sessão, o laser faz com que os folículos dos pelos sejam queimados e eliminados. Quando os pelos estão na fase correta, a depilação a laser é, de fato, uma solução definitiva. Segundo a literatura, pode ser esperada uma redução de até 90% dos pelos.

Após serem realizadas as principais sessões, que são, em média, 6 para as mulheres e 10 para os homens, quando se tem um resultado satisfatório, podemos dizer que essa pessoa entrou em fase de manutenção. Ou seja, deve-se realizar sessões de acordo com a volta do crescimento dos pelos.

Algumas condições específicas de cada corpo, como as hormonais, de genética e a presença de fios loiros e ruivos, por exemplo, podem acabar diminuindo a eficácia do processo – fazendo com que seja necessária uma manutenção.

O intervalo entre as sessões de manutenção varia de acordo com cada indivíduo, podendo ser a cada 3 ou 6 meses, ou até mesmo uma vez por ano. Para a manutenção, não é necessário realizar todas as sessões novamente. Na maioria dos casos, apenas uma sessão é o suficiente. A depilação a laser traz outros benefícios como a solução dos pelos encravados e a praticidade.

Em geral, o método auxilia significativamente na diminuição dos fios e altera a estrutura dos pelos, sendo possível afirmar que a técnica apresenta uma solução extremamente duradoura, principalmente quando o resultado final é comparado com outras formas de depilação. 

Quais são os benefícios da depilação a laser?

Os benefícios da depilação a laser são vários, e durante o tratamento esses ganhos se tornam extremamente visíveis. Conheça os principais deles: 

  • A depilação a laser é a técnica que menos irrita a pele;
  • Tende a eliminar ou diminuir consideravelmente a foliculite (pelos encravados);
  • Ajuda a clarear e a reduzir manchas e sardas do corpo; 
  • A pele fica macia e lisa por muito mais tempo; 
  • Apresenta o melhor custo/benefício; 
  • Após a aplicação, os pelos que nascem tendem a ser bem mais finos.

Conheça as tecnologias disponíveis

Existem vários tipos de equipamentos que utilizam diferentes tipos de luz. Confira: 

Ruby: mais efetivo para peles claras, com pelo escuro;

Alexandrite: possui grande penetração e bom resultado para peles branca a morena escura;

Diodo: tem penetração profunda, menos danos na pele e indicação para peles mais escuras;

ND:YAG (Neodymium-doped Yttrium-Aluminium-Garnet): melhor penetração, menos danos da pele, menor absorção relativa da melanina e é indicada para peles morena escura a negra;

Luz Intensa Pulsada (IPL): possui alta intensidade, e pode ser usada em peles mais escuras, tem preço mais acessível.

O que esperar da avaliação pré-depilação?

O profissional deverá fazer um breve levantamento de seu histórico de saúde. Esteja pronto para informar o diagnóstico de alguma doença, assim como nome dos medicamentos que, eventualmente, você esteja tomando. Alguns deles são incompatíveis com o uso do laser. Após examinar seu tipo de pele e de pelo, você deve receber informações sobre o seu plano de tratamento (número de sessões previstas), bem como os cuidados de preparação e pós-procedimento. 

O que fazer antes de cada sessão? 

Poucos dias antes da sessão, você deve depilar a região a ser trabalhada com lâmina, creme depilatório ou máquina de aparar pelos. Informe-se com o profissional sobre qual seria o tempo ideal no seu caso — porque esse prazo pode variar de 3 a 7 dias, a depender da área a ser depilada. 

O objetivo é que, no dia marcado, pontinhas mínimas do pelo estejam aparentes. Afinal, eles funcionam como condutores do laser até a raiz.

O tratamento é doloroso?

Existem vários tipos de aparelhos para depilação a laser. Com a maioria deles, o tratamento causa certo desconforto que pode variar de pessoa para pessoa. 

Mas com o avanço da tecnologia, agora temos disponível no mercado o Light Sheer Duet, aparelho que utiliza uma tecnologia a vácuo associada ao laser de diodo. A pessoa não sente o pulso do laser, por isso, é praticamente indolor e dispensa a necessidade de cremes anestésicos e/ou jatos de ar frio para alívio da dor.

Se você está considerando a depilação a laser, é importante consultar um médico dermatologista experiente para avaliar sua pele e determinar qual tecnologia é a mais adequada para o seu caso. 

Entre os tratamentos estéticos disponíveis na AK Dermatologia – Clínica e Estética está a depilação a laser. Agende sua consulta. Fique livre dos pelos para o verão!

Leia também:

Como tratar a cicatriz de acne?

Quais cuidados você deve ter após a depilação a laser?

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Contatos:

Rua Lorde Cockrane, 616 - Cj. 306 e 307 - Ipiranga - São Paulo/SP

Responsáveis Técnicas
Drª. Ana Maria Omena Brêda Arambasic
CRM 99746
Drª. Kelly C. Bulizani da Silva
CRM 83232