Bioestimuladores de colágeno: tratamento para rugas e linhas de expressão

O envelhecimento traz diversas mudanças que podemos perceber no espelho: perdemos massa, as rugas aumentam, a flacidez fica mais evidente e a estrutura óssea muda. Tudo isso impacta na nossa aparência, especialmente no rosto, e para amenizar esses sinais talvez seja hora de considerar os bioestimuladores de colágeno. Esse tratamento vem ganhando popularidade entre aqueles que desejam uma abordagem mais natural para o rejuvenescimento da pele.

Quer saber mais sobre este tratamento estético? Então, continue lendo o artigo!

Bioestimuladores de colágeno

O que são bioestimuladores e quais suas vantagens?

Os bioestimuladores são uma nova categoria de substâncias que substituem o colágeno perdido no corpo, mas de forma natural. Diferentemente dos outros compostos utilizados no mercado, os bioestimuladores são aplicados de maneira simples e pouco invasiva. Eles podem ser usados na face e em outras partes do corpo, como tórax, abdômen, coxas, braços e glúteos. Podem ser empregados também no tratamento contra celulite.

O procedimento melhora os sinais de flacidez da pele, principalmente na face, pescoço e colo, protelando assim uma cirurgia plástica. Os resultados são excelentes e deixam a pele com um aspecto natural.

Outra vantagem dos bioestimuladores é sua capacidade de absorção pelo organismo sem oferecer riscos. Existem dois produtos com essa finalidade, Sculptra e Radiesse, que são ácido polilático e hidroxiapatita de cálcio, respectivamente.

Ácido Polilático – Sculptra®

Chamado comercialmente de Sculptra®, o ácido polilático age na reestruturação da pele e dos tecidos subjacentes. Possui alta capacidade de atrair e ativar as células de fibroblastos e assim produzir localmente as fibras de colágeno.

O Sculptra® é um bioestimulador de colágeno injetável que pode ser aplicado em várias camadas da pele. Os resultados vão aparecendo com o passar dos dias, mas a partir da terceira semana após a primeira sessão, a mudança já é perceptível.

Entretanto, depois de seis meses, os efeitos são ainda mais visíveis. Como os benefícios são graduais, os resultados podem durar até 25 meses. Quando combinado com outros procedimentos, a tendência é que se prolongue por mais tempo.

Essa substância foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pela Food and Drug Administration (FDA) e já está disponível no Brasil há mais de 10 anos, justamente por ser um produto seguro e eficaz no que se propõe.

Uma das novidades do Sculptra® são os resultados positivos nas aplicações para flacidez, parte interna dos braços e coxas, barriga, joelhos, flacidez pós-parto e para celulite. São indicadas de 2 a 3 sessões, com intervalos de 40 dias cada. É um tratamento sem restrição de idade, pois previne e trata o envelhecimento e é ideal para quem prefere resultados progressivos e naturais.

Hidroxiapatita de cálcio – Radiesse®

A hidroxiapatita de cálcio, comercializada pela marca Radiesse®, é um composto sintético que, dependendo da forma que é diluído pelo dermatologista, pode ser usado como bioestimulador de colágeno ou preenchedor. São microesferas suspensas em gel que podem ser injetadas para diferentes fins como preenchimento facial, harmonização facial e rejuvenescimento. 

A substância melhora a sustentação da pele, ameniza rugas e linhas de expressão, além de ter um efeito preenchedor que aumenta o volume com naturalidade.

O Radiesse® se apresenta em forma injetável e é totalmente compatível com o organismo humano, por isso não gera alergias ou rejeição.

Esse bioestimulador de colágeno é conhecido por ter um efeito gradual e progressivo, melhorando a qualidade da pele mês após mês. Nesse sentido, o Radiesse® tem seu pico de resultados por volta de seis meses após a aplicação.

A melhora na pele não é permanente, mas é preventiva, ou seja, evita que mais sinais do envelhecimento apareçam. O Radiesse® permanece na pele por aproximadamente 18 meses. Por este motivo, pacientes que precisam repor volume e/ou colágeno, necessitam de sessões de manutenção.

Para que serve?

Uma das principais indicações do Radiesse® é o estímulo à formação de novas células de colágeno. Isso porque, a partir dos 30 anos, nosso corpo entra no processo que chamamos de envelhecimento, no qual as células se renovam mais lentamente, incluindo as proteínas de colágeno.

Com isso, a pele começa a se tornar mais flácida e com aparência de cansaço – aspectos que são amenizados com o Radiesse®.

Outras indicações incluem:

  • Rejuvenescimento das mãos;
  • Reposição de volume no rosto;
  • Redução de rugas profundas;
  • Diminuição da flacidez no rosto, pescoço, colo e braços;
  • Prevenção aos sinais do envelhecimento;
  • Efeito de lifting facial;
  • Tratamento do “derretimento” da face.

Como é o procedimento?

A aplicação do bioestimulador é feita no próprio consultório, sem a necessidade de internação. Para pacientes mais sensíveis, é possível utilizar um anestésico tópico, que evita desconfortos durante a sessão. A duração varia conforme a quantidade de áreas aplicadas, mas tudo costuma ser bem rápido.

Depois de aplicar o bioestimulador de colágeno, o paciente pode voltar à sua rotina normal. Nos locais de entrada da cânula ou agulha pode haver formação de um roxinho, e os locais por onde a cânula passou pode ficar dolorido por poucos dias. É indicado massagear a região por 5 minutos durante os primeiros dias.

Se você está interessado em saber mais sobre os tratamentos com bioestimuladores de colágeno, entre em contato conosco na AK Dermatologia – Clínica e Estética. Nossa equipe de profissionais experientes e qualificados está pronta para ajudá-lo a alcançar uma aparência mais jovem e saudável. Agende sua consulta!

Leia também:

Depilação a laser dói?

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Contatos:

Rua Lorde Cockrane, 616 - Cj. 306 e 307 - Ipiranga - São Paulo/SP

Responsáveis Técnicas
Drª. Ana Maria Omena Brêda Arambasic
CRM 99746
Drª. Kelly C. Bulizani da Silva
CRM 83232