Como prevenir e tratar o melasma durante a gravidez?

A gravidez é um período em que a mulher sofre muitas alterações no corpo por conta de todas as mudanças hormonais. Nesse período, pode surgir ou agravar manchas acastanhadas no rosto, no colo ou braços, denominadas melasma ou cloasma gravídico. 

O melasma é um distúrbio da pigmentação muito frequente, caracterizado pela presença de manchas escuras em diferentes áreas do rosto, mas que têm predileção pelas regiões malares, superiores aos lábios e fronte.

A predisposição genética pode influenciar no surgimento dessa condição, mas a causa principal é a exposição solar. Nas pacientes com melasma em tratamento, se expor ao sol pode fazer com que as manchas se agravem novamente. Por isso, é imprescindível o uso diário de protetor solar com FPS mínimo de 30. 

Não deixe de visitar um dermatologista quando estiver grávida pois alguns cuidados podem ajudar a prevenir esse e outros problemas típicos desse período. Apesar dos tratamentos serem limitados, há sempre algum produto que pode ser aconselhado pelo dermatologista, o melhor profissional para te orientar nessa fase.

Confira neste post alguns cuidados e tratamentos contra o melasma durante a gravidez!

Como prevenir e tratar o melasma durante a gravidez

O que é melasma?

O melasma aparece com o aumento da produção de melanina, pigmento que define a cor da pele e evita os danos da radiação ultravioleta no DNA.

De modo geral, a mancha é causada pela exposição sem proteção tanto ao sol quanto à luz visível – como as lâmpadas brancas de ambientes fechados. 

As manchas podem aparecer com frequência na maçã do rosto, testa, no queixo e nas têmporas. Mas podem surgir também no pescoço, colo e antebraços. 

É mais frequente em mulheres e tem relações com genética e fatores hormonais. O estímulo hormonal da gravidez, por exemplo, acaba levando ao aparecimento das manchas.  

Além dos tratamentos clínicos, usar protetor solar é fundamental para prevenir esse distúrbio.

Se você já tem melasma, fale com um médico dermatologista para avaliar as opções de tratamento seguras durante a gestação. Com o tratamento adequado, você pode clarear as manchas escuras e recuperar sua autoestima durante a gravidez.

Evitar a exposição solar


O Sol estimula ainda mais os melanócitos, que já estão com sua atividade ampliada devido aos hormônios femininos. Em consequência, há um aumento na produção de melanina, originando o melasma. Dessa forma, é muito importante evitar a exposição solar, especialmente nos horários de pico – entre 10 e 15 horas.

Deve-se investir também em acessórios como chapéus, bonés, óculos escuros e sombrinhas para formar uma barreira física contra os raios solares.

Aplicar o protetor solar rigorosamente

O protetor solar é indispensável em ambientes externos; contudo, como a radiação solar atravessa nuvens e janelas, é necessário utilizá-lo mesmo em dias nublados ou quando você fica dentro de casa ou do escritório.

Para que esse cuidado seja realmente eficiente, escolha um produto específico para o seu tipo de pele e que tenha fator de proteção solar (FPS) mínimo de 30 ou superior. As versões com cor, que se parecem com uma base, oferecem ainda a vantagem de formar uma barreira física contra a radiação.

Além de escolher o produto ideal, é preciso saber como utilizá-lo corretamente. Para isso, a primeira aplicação deve ser feita logo após acordar e lavar o rosto, utilizando uma colher de café do produto para cobrir a face e o pescoço.

Durante o dia, o procedimento de lavar o rosto e aplicar o protetor solar deve ser repetido a cada duas horas. Caso você esteja na praia ou na piscina, reaplique o produto depois de mergulhar ou se secar com a toalha.

É possível tratar o melasma?

Vitamina C, alguns peelings e cremes clareadores podem ser indicados pelo dermatologista. O profissional poderá adaptar os dermocosméticos que você já faz uso às necessidades da sua pele durante a gravidez e te orientar a suspender os produtos que são contraindicados neste período. 

Faça acompanhamento dermatológico

Conversar com o seu dermatologista fará toda a diferença na prevenção e tratamento do melasma na gestação. Isso porque eles têm a expertise para te indicar as substâncias que podem ser utilizadas, sem representar risco para a mamãe ou o bebê.  

Invista nos produtos certos

Existem produtos que possuem substâncias que ajudam a tratar o melasma. A Vitamina C, o ácido azelaico e o ácido glicólico (em concentrações baixas) ajudam no combate às manchas.

Espere o fim da amamentação

Após a amamentação, você poderá utilizar substâncias mais complexas para tratar o melasma como o ácido retinóico e a hidroquinona, sem precisar se preocupar com a segurança do seu filho.

Conclusão

Prevenir o melasma durante a gravidez é fundamental para evitar a condição. Usar protetor solar diariamente, evitar a exposição ao sol e usar roupas de proteção solar pode ajudar a prevenir o distúrbio. Se você já tem melasma, fale com um médico dermatologista para avaliar as opções de tratamento seguras durante a gravidez. Com o tratamento adequado, você pode clarear as manchas escuras e manter uma pele bonita e saudável durante a gestação.

Você está grávida? Agende uma consulta na AK Dermatologia – Clínica e Estética e saiba como prevenir o melasma.  


Leia também:

Melasma tem tratamento?

Qual é a ordem dos produtos/cremes para a pele?

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Contatos:

Rua Lorde Cockrane, 616 - Cj. 306 e 307 - Ipiranga - São Paulo/SP

Responsáveis Técnicas
Drª. Ana Maria Omena Brêda Arambasic
CRM 99746
Drª. Kelly C. Bulizani da Silva
CRM 83232