Comparação entre a luz intensa pulsada e outros tratamentos estéticos

Muitas pessoas têm dúvidas na hora de escolher entre Luz Intensa Pulsada (LIP), laser, peeling químico, toxina botulínica e outros tratamentos estéticos. Para começar, é preciso analisar o que a LIP e o laser possuem em comum. Ambos utilizam a fototerapia, que é definida como uma modalidade terapêutica que se utiliza de luz ou radiação dentro do espectro solar (inclui-se os raios ultravioletas).

Esses raios de luz são aplicados na pele para o tratamento de rugas, acne, manchas, calvície, remoção dos pelos, estrias, dentre outros. A fototerapia utiliza-se de diferentes tipos de equipamentos: desde a luz intensa pulsada até o laser. A potência dos aparelhos e a eficiência dos mesmos variam de acordo com o comprimento das ondas, a sua penetração na pele e o calor que produz.

Ambos os procedimentos têm aplicações e indicações variadas, mas, em comum estão a segurança e os resultados eficazes. 

É sobre isso que vamos tratar ao longo deste post. Se você não sabe qual é a diferença entre luz pulsada, laser e outros tratamentos estéticos, vamos mostrar cada um deles nos tópicos abaixo. Confira!

Comparação entre a luz intensa pulsada e outros tratamentos estéticos

Luz intensa pulsada

A luz Intensa pulsada (LIP) é uma tecnologia que emite feixes de luz com diversos comprimentos de onda, que tem como alvo a melanina (podendo levar à melhora de pigmentos nas mãos e remoção de pelos, por exemplo) vasos (ação sobre vasinhos localizados na face e colo) e remodelamento do colágeno.

O tratamento é feito por sessões, sendo que logo na primeira já observamos resultados significativos. 

Com isso, a aplicação da LIP na pele envelhecida provoca a redução de telangiectasia (microvasos), rubor e vermelhidão. Também proporciona melhora da aparência de rugas finas e grossas, da textura e aspereza da pele, na redução do tamanho de poros e secreção de sebo e elasticidade.

  • Suaviza sardas e manchas;
  • Elimina vasos sanguíneos dilatados;
  • Deixa a pele com uma textura mais firme;
  • Suaviza a rosácea);
  • Trata a acne;
  • Elimina pelos;
  • Clareia manchas escuras que ocorrem com maior frequência e quantidade no dorso das mãos e face (áreas com maior exposição ao sol).

Geralmente, para as pessoas que não toleram facilmente a dor, é recomendada a luz intensa pulsada. O tratamento causa apenas um leve calor na região tratada. Essa é uma das principais diferenças entre laser e luz intensa pulsada.

No entanto, para se chegar a um resultado satisfatório, a LIP necessita de um número maior de sessões em relação ao laser. Uma sessão leva em torno de 30 minutos, dependendo do local e do objetivo do tratamento.

A luz intensa pulsada não é indicada para a retirada de pelos em peles negras, pois quanto maior a quantidade de melanina, maiores as chances de ocorrer queimadura. 

Laser

O laser fracionado age penetrando na pele através de colunas de aquecimento, e no seu entorno preserva a pele intacta. Este processo é muito efetivo no processo de recuperação da pele, minimizando os riscos de complicações.

O laser de CO2 fracionado é ablativo, ou seja, atua na camada superficial e também na profunda da pele (epiderme e derme) e tem como indicação provoca a melhora das rugas mais profundas, linhas de expressão facial, formando novas fibras de colágeno, que chamamos de neocolagênese. Os resultados são observados após um mês da aplicação.

O tratamento com laser fracionado ablativo pode ser realizado em qualquer parte do corpo e, então, pode ser útil para problemas como:

  • Flacidez na pele;
  • Manchas causadas pelo sol;
  • Marcas de expressão e rugas;
  • Olheiras;
  • Cicatrizes de acne;
  • Cicatrizes pós-cirurgia;
  • Rejuvenescimento facial.

Peeling químico

O peeling químico é um procedimento estético que utiliza ácidos para remover as camadas superficiais da pele, estimulando a renovação celular e melhorando sua aparência. Ele pode ser indicado para tratar manchas, cicatrizes de acne, rugas finas, poros dilatados, entre outras condições. 

Existem diferentes tipos de ácidos utilizados no peeling químico, que variam de acordo com a profundidade do tratamento desejado, os mais comuns são ácido glicólico, salicílico, tricloroacético e retinóico. É importante destacar que o procedimento deve ser realizado por um profissional qualificado e experiente para minimizar os riscos de complicações.

Toxina botulínica

A toxina botulínica é uma substância que tem a capacidade de paralisar temporariamente os músculos faciais responsáveis pelas rugas de expressão. É indicada para tratar rugas dinâmicas, ou seja, aquelas que aparecem quando fazemos expressões faciais, como as rugas na testa e ao redor dos olhos.

O procedimento é rápido, seguro e pode ser feito em consultório médico. Os resultados do tratamento costumam durar de 3 a 6 meses, e o procedimento pode ser repetido conforme indicação médica. 

A escolha do procedimento mais adequado para cada caso deve ser feita em conjunto com o dermatologista, levando em consideração as características individuais de cada paciente e o problema a ser tratado.

Somos uma clínica especializada em beleza e estética! Agende agora sua consulta na AK Dermatologia – Clínica e Estética!

Leia também:

O que faz a pele enrugar com a idade? 

Depilação a laser dói?

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Contatos:

Rua Lorde Cockrane, 616 - Cj. 306 e 307 - Ipiranga - São Paulo/SP

Responsáveis Técnicas
Drª. Ana Maria Omena Brêda Arambasic
CRM 99746
Drª. Kelly C. Bulizani da Silva
CRM 83232