Depilação a laser: quais os cuidados antes e depois?

A depilação a laser é a técnica mais eficiente para a remoção de pelos, podendo ser aplicada em diversas partes do corpo. Ela se destaca por ter resultados duradouros e por não ser tão agressiva para a pele do paciente, mas é preciso adotar cuidados para garantir seus benefícios.

No conteúdo de hoje você vai conhecer as principais medidas a se tomar antes e depois dessa depilação. Tenha uma boa leitura! 

depilacao-a-laser-quais-os-cuidados-antes-e-depois

Como funciona a depilação a laser?

Nesse tipo de depilação, um laser é utilizado para danificar a estrutura do pelo, enfraquecendo a sua raiz para impedir o seu crescimento. São realizadas poucas sessões (cerca de 1 ou 2) e os resultados se mantêm por um longo período (cerca de 2 a 5 anos).

Podem ser utilizados cremes ou pomadas anestésicos para amenizar a dor do procedimento. No entanto, a tecnologia para essa técnica tem avançado e ela tem se tornado cada vez mais confortável. 

Quais cuidados tomar antes e depois da depilação a laser?

Alguns cuidados dependerão do tipo de laser utilizado, enquanto outros devem ser respeitados em todos os procedimentos. No conteúdo de hoje vamos focar nessa última categoria, destacando 3 medidas fundamentais para quem vai se submeter à técnica. Confira!

Evite a exposição solar

É importante evitar a exposição solar nos 15 dias que antecedem e nos que sucedem a depilação a laser. O sol estimula a produção de melanina e isso pode provocar manchas, já que o laser atua na coloração dos fios.

O sol também afeta a pele que já está sensibilizada pela depilação, o que pode causar queimaduras e irritações. Para evitar esses problemas, use protetor solar sempre que sair de casa (com fator de proteção 30, no mínimo) e proteja-se com bonés e chapéus, para o seu bem-estar. 

Saiba quais produtos você deve evitar

Apesar de não ser tão agressiva para a pele quanto outros procedimentos, a depilação a laser também deixa a área sensibilizada, como comentamos anteriormente. Dessa maneira, certos produtos podem feri-la e causar irritação, como os cosméticos com ácidos, por exemplo.

Se você está passando por algum tratamento que demanda esses produtos, converse com seu dermatologista e avalie se é melhor suspendê-los ou adiar a depilação. Não deixe de informar ao profissional que realizará o procedimento quanto a todos os cosméticos e medicamentos que você utiliza.

Para além desses produtos, ainda devem ser evitados bronzeadores e clareadores. Eles também podem manchar a pele e prejudicar os seus resultados, antes e depois da depilação. 

Cuide bem da sua pele

Para garantir os melhores efeitos da depilação a laser, mantenha a região hidratada e bem cuidada. Se sentir dor ou incômodo depois do procedimento, você pode colocar uma compressa de gelo por alguns minutos sobre o local.

Os pelos podem começar a crescer entre uma sessão e outra, mas se isso acontecer, não os remova com cera ou com outras técnicas que danificam a raiz. Isso pode interferir nos resultados do laser na próxima aplicação. 

Por fim, utilize roupas mais leves, que não pressionem o local depilado. As roupas mais justas facilitam irritações e não deixam a pele “respirar” adequadamente.  

Antes da depilação a laser, é importante conversar com o profissional e começar a cuidar da pele. Depois, é preciso mantê-la protegida e investir no seu bem-estar!

Esperamos que tenha gostado de conhecer os cuidados para ter antes e depois da depilação a laser. Para saber mais sobre esse procedimento, não deixe de entrar em contato!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Contatos:

Rua Lorde Cockrane, 616 - Cj. 306 e 307 - Ipiranga - São Paulo/SP

Responsáveis Técnicas
Drª. Ana Maria Omena Brêda Arambasic
CRM 99746
Drª. Kelly C. Bulizani da Silva
CRM 83232