Preenchimento facial e toxina botulínica: qual a diferença e quando são indicados?

O preenchimento facial e a toxina botulínica são duas técnicas muito famosas no campo da dermatologia, mas eles podem ser confundidas e gerar dúvidas nos pacientes. Cada um desses procedimentos tem as suas próprias vantagens e suas indicações, sendo importante conhecê-las para saber qual procurar.

No conteúdo de hoje vamos explicar sobre essas técnicas e quando cada uma é indicada. Tenha uma boa leitura! 

preenchimento-facial-e-toxina-botulinica-qual-a-diferenca-e-quando-sao-indicados

O que é o preenchimento facial?

O preenchimento facial é utilizado para amenizar sulcos e rugas na pele, além de redefinir o contorno e a harmonização facial. Ele consiste na aplicação de ácido hialurônico e outras substâncias, com o objetivo de “preencher” espaços onde existem fissuras. A técnica também pode tornar certas regiões mais volumosas.

O procedimento pode ser aplicado em áreas como as mãos e a face. Os seus resultados são totalmente visíveis em cerca de 3 semanas, sendo que seus efeitos duram de 12 a 24 meses. 

O que é a toxina botulínica?

A toxina botulínica — mais conhecida como Botox — é utilizada para paralisar os músculos faciais e impedir sua contração. Seu objetivo é impossibilitar a formação de rugas e disfarçar os sinais já aparentes, que se manifestam quando sorrimos ou franzimos o rosto, por exemplo.

A toxina botulínica é aplicada em pequenas quantidades, com resultados visíveis dentro de 1 ou 2 semanas. Seus efeitos duram de 4 a 6 meses, podendo ser realizadas aplicações regulares. 

Como escolher entre a toxina botulínica e o preenchimento facial?

Tanto a toxina botulínica quanto o preenchimento facial visam transformar a aparência da pele e torná-la rejuvenescida, mas os seus métodos são bem diferentes. Confira as indicações para cada um desses procedimentos!

Toxina botulínica

O Botox é recomendado para as rugas dinâmicas, que ainda não são permanentes na pele e aparecem somente com as expressões faciais. Ele impede o surgimento de novas linhas e torna as outras menos perceptíveis, já que os músculos não se contraem mais. 

O procedimento costuma ser aplicado, por exemplo, entre as sobrancelhas e na testa. Ele pode ser utilizado para rugas mais suaves ou mais profundas. 

Preenchimento facial

O preenchimento facial, por sua vez, costuma ser indicado para o tratamento de rugas estáticas. Essas marcas de expressão já se tornaram permanentes no rosto e, assim, só podem ser disfarçadas se forem “preenchidas” pelo ácido hialurônico. 

O tratamento também pode aumentar o volume dos lábios e das maçãs do rosto, trazendo uma nova definição para o contorno facial. A técnica deixa a pele mais lisa, uniforme e firme, já que ainda estimula a produção de colágeno.

A toxina botulínica e o preenchimento facial são duas técnicas que se complementam. Para saber qual a mais indicada para o seu caso — ou por qual delas começar — converse com o seu dermatologista!

Agora você conhece as diferenças entre preenchimento facial e toxina botulínica! Para agendar uma consulta com um de nossos profissionais é só entrar em contato!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Contatos:

Rua Lorde Cockrane, 616 - Cj. 306 e 307 - Ipiranga - São Paulo/SP

Responsáveis Técnicas
Drª. Ana Maria Omena Brêda Arambasic
CRM 99746
Drª. Kelly C. Bulizani da Silva
CRM 83232