O que faz um dermatologista?
Em uma expressão formal, o dermatologista é o médico especialista em prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças e condições que afetam a pele, o cabelo, as unhas e as mucosas, realizando também procedimentos estéticos, cirúrgicos e oncológicos.
Ainda que existam doenças crônicas, ele é o responsável por orientar formas de contornar aquele problema com uso de medicamentos ou com algum procedimento estético.
Podemos atribuir, então, ao profissional dermatologista, a promoção do bem-estar, além de melhorar a nossa aparência e nos tornar emocionalmente mais equilibrados.
Assim sendo, os dermatologistas possuem uma tratativa diferenciada em atendimento, suas clínicas são ambientes confortáveis e bem estruturados.
À medida que as consultas vão acontecendo, o vínculo é inevitável, pois o tratamento humanizado é o diferencial nessa profissão.

Quando devo procurar um dermatologista?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, existem mais de 3000 condições médicas e doenças que podem afetar o tecido cutâneo, e são de responsabilidade dessa especialidade.
Geralmente um dermatologista é procurado por condições patológicas como a acne, alergia, vitiligo, psoríase, queda de cabelo, hanseníase, micoses diversas, melasma e o câncer de pele.
Também é procurado para questões estéticas, como manchas, estrias, celulites, sinais precoces de envelhecimento de pele, etc.
A dermatologia estética, como é conhecida, atua com foco na manutenção e restauração da beleza da pele.
A alergo-dermatologia, que também é popular, é uma subespecialidade da dermatologia, e trata especificamente de alergias na pele, comuns em qualquer idade.
Há casos de doenças sexualmente transmissíveis, em que o dermatologista possui um papel importante no diagnóstico e tratamento. Normalmente, nestes casos, trabalha em conjunto com outras especialidades, como a ginecologia é a urologia.
Quais os sintomas dermatológicos mais comuns
Antes de citar alguns sinais, é importante que você faça um check-up da sua pele periodicamente, para avaliar a situação em relação a exposição da luz solar, acompanhamento de pintas ou manchas que mudaram de cor, pois são indicativos de que algo pode estar errado.
Vamos aos sinais:
- Sinais suspeitos na pele, manchas vermelhas, ou que coçam, manchas esbranquiçadas, pintas que mudam de tamanho e cor, sinais com texturas e bordas irregulares;
- Acne severa, que é comum na adolescência, decorrente da atividade hormonal, tem um efeito negativo sobre a autoestima o que acaba prejudicando a qualidade de vida da pessoa;
- Queda de cabelo, que pode ter origem genética, ou deficiência de nutrientes, estresse ou distúrbio hormonal;
- Unhas enfraquecidas e quebradiças que podem indicar distúrbios metabólicos, alteração hormonal ou deficiência nutricional, como a anemia. Geralmente as unhas acabam apresentando infecções, cor amarelada, descamação e dor;
- Sudorese excessiva que é uma reação do corpo para equilibrar a temperatura corporal, porém prejudica a qualidade de vida e autoestima. O dermatologista pode diagnosticar o problema e indicar o melhor tratamento;
- Pele seca ou muito oleosa, é importante que o dermatologista classifique seu tipo de pele para a utilização dos melhores produtos para a sua pele;
- Celulite e estrias são classificadas como uma condição estética, e muitas vezes podemos recorrer ao dermatologista para sanar ou melhorar uma condição que nos incomoda;
- Mau cheiro nas axilas ou nos pés, mesmo sob cuidados e higiene adequadas.
Por fim, seja qual for o problema, sintoma ou condição estética que deseje melhorar, consulte via WhatsApp a AK Dermatologia.