Produtos de limpeza e cosméticos: como evitar ingredientes que desencadeiam a dermatite de contato

O uso de produtos de limpeza e cosméticos é comum em nossa rotina diária de cuidados pessoais. Entretanto, muitos desses itens contêm ingredientes que podem desencadear uma reação alérgica na pele, resultando em dermatite de contato. Essa condição é caracterizada por vermelhidão, coceira, irritação e até formação de bolhas na pele.

A dermatite de contato ocorre quando o paciente é exposto a substâncias e componentes químicos presentes em produtos, como detergentes, solventes, cremes, sabonetes, xampu, esmalte, perfumes e até medicamentos de uso tópico.

Apenas nos primeiros meses de pandemia, o número de intoxicações domésticas em adultos por produtos de limpeza cresceu 23,3%, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além disso, existem mais de oito mil componentes nos cosméticos comercializados no país e, muitos deles, podem ser motivo de alergia ou irritação na pele de alguns indivíduos.

Por mais que a doença não seja grave, descobrir quais componentes causam dermatite de contato é necessário para o tratamento e para devolver a qualidade de vida aos pacientes. Por isso, esteja atento a sua pele e fique de olho nos seus produtos do dia a dia.

O que é dermatite de contato?

A dermatite de contato, conhecida também como eczema, é uma reação inflamatória na pele após ser exposta a substâncias alergênicas ou irritativas, que desencadeiam um processo de inflamação cutânea. É uma condição crônica de pele que afeta, principalmente, bebês e crianças, mas pode ocorrer também em adultos.

Vários fatores contribuem para o surgimento da dermatite. Genética, pele sensível, mau funcionamento do sistema imune, estresse, poluição e banhos com água muito quente contribuem para o surgimento de lesões na pele. É uma doença que não tem cura. Mas é possível, através de tratamento adequado, controlar os sintomas e crises.

Quais os principais sintomas da dermatite de contato?

A dermatite de contato possui sintomas muito parecidos com os de uma alergia: coceira, ressecamento, descamação e vermelhidão na pele.

Vale ressaltar que as manifestações variam de acordo com a fase da vida em que a doença ocorre. Em crianças e bebês aparecem, geralmente, na face, nos cotovelos ou nos joelhos. Em adultos, além das regiões citadas, as lesões acontecem em dobras do corpo como pescoço, atrás dos joelhos, mãos, tornozelos e, algumas vezes, nas pálpebras e nos olhos. São áreas mais secas, escuras e grossas.

Em casos mais graves, os sinais podem acometer boa parte do corpo do paciente e levar a complicações como neurodermite (inflamação causada por excesso de coceira).

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico da dermatite de contato é baseado na avaliação das lesões cutâneas que a pessoa apresenta e o histórico de exposição a substância e componentes considerados irritativos ou gatilhos de alergia. É imprescindível realizar o Patch Teste para identificar o agente de origem da doença.

O médico deve considerar também fatores como profissão, medicamentos, cosméticos, produtos de limpeza utilizados e atividades rotineiras do paciente para investigar possíveis produtos que possam ter entrado em contato com a pele do doente.

Quais as opções de tratamento?

O tratamento da dermatite consiste em evitar o contato com a substância causadora, descoberta por meio do Patch Teste. Ao descobrir o motivo da lesão, é possível investigar outros produtos que contenham a mesma substância e retirá-los da rotina, evitando novos quadros de eczema.

São indicadas ainda medicações como pomadas e cremes tópicos para melhorar a irritação ou alergia. Além disso, a fototerapia, um tipo de protocolo feito com raios ultravioletas, pode ser eficiente contra a dermatite.

Quais são os melhores produtos para quem tem pele sensível?

Na rotina para quem tem pele sensível, é recomendado sempre usar protetor solar, um hidratante leve, uma água micelar que auxilia na limpeza, purificando e suavizando a pele e não deixar de lado os produtos como gel de limpeza facial, água termal e anti-idade, que deixarão esta rotina completa.

Busque por produtos indicados para peles sensíveis e com ativos suaves e inteligentes que oferecerão segurança sem deixar de lado os benefícios como alta hidratação, estímulo para a produção de colágeno e até o controle de acne, pois existe também a pele sensível com dermatite atópica e acneica.

Para isso, foque em produtos com tecnologia pós-biótica que irá equilibrar a microbiota cutânea influenciando a existência e controle de todos os microrganismos necessários para uma pele saudável e com controle de acne.

Quem tem dermatite de contato deve consultar seu dermatologista antes de utilizar qualquer cosmético ou produtos de limpeza. Além disso, procure por fórmulas mais suaves e evite esfoliações abrasivas e ácidos mais fortes. É importante ter cuidado redobrado antes de fazer qualquer procedimento estético.

A missão da AK Dermatologia – Clínica e Estética é ajudar você a cuidar da sua pele! Entre em contato para agendar uma consulta e obter mais informações sobre como manter a sua pele saudável e livre de irritações.