Melasma tem tratamento?

O melasma é uma das condições mais tratadas nas clínicas dermatológicas, sendo uma doença muito comum, principalmente entre as mulheres. No conteúdo de hoje, vamos responder à grande questão: o Melasma tem Tratamento?

Se você tem dúvidas sobre o assunto ou se incomoda com essa condição, este post é para você. Tenha uma boa leitura!

O que é o Melasma?

O melasma é uma doença crônica benigna, que causa manchas escurecidas na pele. Ele se manifesta principalmente no rosto, mas também pode aparecer em áreas como os braços e o colo das pacientes.

Existem três tipos de melasma:

  • o epidermico, que afeta a camada mais superficial da pele;
  • o dérmico, que afeta camadas mais profundas;
  • o misto, que combina essas duas classificações. 

Quais as causas do melasma?

O melasma é provocado pela produção de melanócitos em excesso no organismo, o que é favorecido por diferentes fatores. Entre as suas principais causas, podemos citar:

  • fatores hormonais, causados pela gravidez ou pelo uso de anticoncepcionais, por exemplo;
  • a exposição à irradiação solar sem proteção;
  • o uso de certos medicamentos e cosméticos;
  • doenças da tireoide;
  • questões genéticas.

Quando essa condição é consequência das alterações trazidas pela gravidez, ela costuma desaparecer depois da gestação. Nas outras situações, o melasma tem tratamento com a ajuda de um especialista.

Vale lembrar, porém, que o melasma não faz mal para a saúde, tratando-se somente de uma questão estética. Ao identificar manchas na pele, em todo caso, vale marcar uma consulta médica para confirmar de que se trata realmente desse problema.

Quais são os sinais de melasma?

De um modo geral, o melasma causa manchas principalmente na testa, nas bochechas e na região do queixo. O melasma epidérmico causa manchas acastanhadas e bem definidas, enquanto o melasma dérmico causa manchas acinzentadas ou azuladas, com menor definição.

Como fazer a prevenção de melasmas?

Como as causas dessa condição podem ser diversas, sua prevenção também exige diversos cuidados. É importante se proteger contra o sol — utilizando o protetor solar e óculos escuros —, ter atenção com suas reações a cosméticos e a anticoncepcionais, por exemplo. Se você tem casos de melasma na família, é importante manter a atenção redobrada.

Como o melasma tem tratamento?

O melasma tem tratamento com diferentes recursos, que devem ser definidos pelo profissional com base nas particularidades de cada paciente. Podem ser utilizadas pomadas despigmentantes e medicamentos orais, por exemplo.

No campo dos procedimentos estéticos, o tratamento pode ser feito com o uso de um laser não ablativo ou com a aplicação de um piercing químico. É muito importante procurar uma clínica renomada, que trabalhe com respeito e seriedade.

Agora você já sabe se o “MELASMA TEM TRATAMENTO” e como funciona todo esse processo. Garanta sua segurança e bem-estar contando com profissionais qualificados.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo de hoje. Se ficou com alguma dúvida sobre melasmas, não deixe de entrar em contato e marcar uma consulta com um de nossos profissionais! Será um prazer te receber aqui na AK Dermatologia!

Leia também:

O que faz a pele enrugar com a idade?

Olheiras: quais são os 6 tipos e como amenizar?

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Contatos:

Rua Lorde Cockrane, 616 - Cj. 306 e 307 - Ipiranga - São Paulo/SP

Responsáveis Técnicas
Drª. Ana Maria Omena Brêda Arambasic
CRM 99746
Drª. Kelly C. Bulizani da Silva
CRM 83232